A iniciação desportiva é uma etapa fundamental no processo de formação do praticante desportivo porque, mal conduzida, pode contribuir para o abandono precoce ou para desempenhos motores deficientes, em etapas de formação mais avançadas. Deste modo, é necessário conceber um programa de formação que vise o fomento da iniciação desportiva nas crianças e jovens, numa perspectiva de formação multilateral do futuro jogador de futebol, tendo como base princípios Éticos e Morais, Pedagógicos e Científicos.
O Odivelas Futebol Clube não poderia ficar indiferente a esta realidade e cria as Escolinhas de Futsal, um espaço de iniciação desportiva, de ocupação de tempos livres para uns, mas para outros os primeiros passos rumo a um objectivo, a longo prazo, profissional de futsal.
A intenção não será só formar bons praticantes desportivos, mas sobretudo bons cidadãos com perfil de liderança, íntegros, solidários e bem formados cívica e desportivamente, com um conhecimento das regras pelas quais devemos encarar a nossa vida em sociedade.
DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS GERAIS
O processo de formação de jogadores de futsal terá de ser algo contínuo, com objectivos e com base em conteúdos bem programados pois é comummente aceite que o campeão desportivo não é obra do acaso nem surge de geração espontânea. A potencialização das capacidades do jovem jogador requer condições óptimas de preparação e de realização.
Assim, serão objectivos da Escola os seguintes :
- Proporcionar a prática do Futsal segundo formas que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens nas dimensões social, educativa e desportiva;
- Formular um conjunto de programas pedagógicos de suporte ao treino desportivo dirigido à formação dos praticantes, no percurso da aprendizagem à especialização;
- Desenvolver um conjunto de actividades tendo em vista um quadro de pesquisas para a detecção, selecção e captação de talentos;
- Viabilizar um conjunto de situações que vinculem os praticantes ao clube pela excelência de acolhimento e tratamento;
- Criar uma equipa de competição, na qual os jovens praticantes, possam interagir com a vertente competitiva.
DESTINATÁRIOS
As Escolinhas de Futsal destinam-se a todas as crianças e jovens, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os quatro (4) e os oito (8) anos.
LOCAL DE FUNCIONAMENTO
As actividades decorrerão no Pavilhão Gimnodesportivo do Externato Flor do Campo.
CONDIÇÕES
a) Atestado Médico comprovativo da possibilidade da prática de actividades desportivas;
b) Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cédula Pessoal;
c) Fotocópia do Bilhete de Identidade do Enc. de Educação;
d) Duas fotografias tipo passe ;
e) Ficha de Inscrição;
f) Termo de responsabilidade ou autorização;
g) Inscrição 35 (trinta e cinco euros) que inclui:
- inscrição
- seguro
- equipamento (t-shirt)
- calção
- meias
h1) Mensalidade 20,00 (Vinte Euros)
Descontos para os alunos com irmãos na própria Escola ou como praticantes nas equipas de competição do Odivelas Futebol Clube.
Os alunos só poderão utilizar o equipamento desportivo fornecido pela Escola
COMPETÊNCIAS
A Escolinha de Futsal garantirá:
a) Seguro desportivo para todos os praticantes;
b) Cartão individual, identificativo;
c) Funcionamento regular das actividades com uma frequência de duas aulas semanais de 55 minutos;
d) Material adequado para o desenvolvimento e concretização dos objectivos definidos para a Escola;
e) Participação em actividades desportivas e convívios promovidos internamente ou por outras entidades similares;
f) Distribuição dos alunos, pelas diferentes turmas, de acordo com a avaliação inicial das suas competências. Os alunos poderão, em função da sua evolução, mudar de grupo no final do trimestre;
g) Avaliação periódica a fornecer aos encarregados de educação;
h) Acompanhamento Médico e Fisioterapêutico;
i) Acompanhamento Psicológico
QUADRO DOCENTE
O quadro docente será constituído por professores de Educação Física, alunos universitários de Educação Física e por técnicos com o curso de treinadores. A Direcção Técnica e Científica e a Coordenação Técnica são da responsabilidade dos Profs. Sérgio Pio e André Silva.
O Departamento de Futsal do OFC
|