O Departamento de Formação do Odivelas Futebol Clube, tal como tínhamos prometido, volta para vos falar de tácticas de jogo no futebol de 7, o seu funcionamento, vantagens e desvantagens. Existe, de facto, a necessidade de utilizar sistemas tácticos de jogo, mas sempre orientados para alterar de uma forma rápida e eficaz um determinado estilo de jogo.
SISTEMA DE JOGO: 1-3-3
FUNCIONAMENTO: A distribuição mais normal deste sistema corresponde a 1 guarda redes, 3 defesas e 3 avançados. Existem dois defesas laterais, podendo ter características ofensivas e defensivas, dependendo do nível físico-técnico-táctico dos jogadores. Existe um (1) defesa central, que actua livre de marcação para facilitar a cobertura dos seus laterais. Os avançados são dois extremos encostados às linhas, com boa velocidade, boa capacidade de centrar na área e boa capacidade de finalização dos ataques. O avançado-centro, de grande mobilidade na área e muita capacidade de remate.
VANTAGENS:
- Fácil e claro para desenvolver as funções de cada jogador.
- Favorece a amplitude e profundidade do jogo ofensivo da equipa.
- Potência a realização de ações de 1 para 1 nos avançados devido à grande distância que existe entre os colegas da equipa.
- Atitude mais agressiva para recuperar a bola no início do ataque da equipa adversária, pois os nossos três avançados estão situados muito próximo dos defensores contrários.
DESVANTAGENS:
- Excessiva separação entre linhas e entre colegas, em ataque, favorecendo a possibilidade do contra-ataque dos adversários.
- Pouco escalonamento ofensivo, que provoca um jogo fácil de defender pelo adversário quando não se ganham as situações de 1 para 1.
Em breve voltaremos para vos falar do sistema de jogo 1-3-1-2, no futebol de 7.
Departamento de Formação
Humberto Fraga
Texto reproduzido e adaptado do site www.bragafut.com
|