Ciclo de Entrevistas – Tiago António

Tiago Alexandre Costa António (Tiago António), 21 anos, jogador da Odivelas SAD na época 2013/2014, concede uma entrevista ao site odivelasfc.com, após ter feito uma época de qualidade após o regresso a Odivelas no inicio desta época, depois de muitos anos de formação no Odivelas Futebol Clube.

João: Como te sentes com este regresso a casa, depois de alguns anos de formação no Odivelas Futebol Clube?

Tiago: Antes de mais queria agradecer o convite para a realização desta entrevista, é com enorme satisfação que o faço para todos os Odivelenses. Respondendo à tua questão, na verdade esta foi a nona época em que vesti as cores do Odivelas, e regressar ao clube do meu coração, onde fiz parte da minha formação, foi um prazer e um orgulho enorme! Vestir esta camisola, para mim, é um sentimento inexplicável.

andre-antonio

João: Como te defines enquanto jogador? Quais consideras serem as tuas principais características em campo?

Tiago: Esta é sempre uma questão difícil. É difícil para nós enquanto jogadores avaliarmo-nos, mas ao mesmo tempo é muito importante sabermos quais as nossas melhores e piores armas, para podermos usa-las da melhor forma. Enquanto jogador defino-me como sendo um jogador de equipa, um jogador voluntarioso, bom táctica e tecnicamente e com a grande vantagem de ser esquerdino. Penso que as minhas principais características são o posicionamento tático, a qualidade de passe, a elevada maturidade que tenho, tendo em conta a minha idade, e sou muito forte no jogo aéreo.

João: Jogaste a época toda a lateral, mas chegaste a fazer alguns minutos a médio/extremo. Em que posição gostas mais de jogar? E Porquê?

Tiago: Esta é uma pergunta interessante. Neste momento, e atendendo ao facto de ter jogado praticamente toda a temporada a lateral esquerdo, é natural que me sinta mais confortável como lateral, mas eu sou um jogador muito polivalente e adapto-me bem a ocupar várias posições no campo, posso jogar também como 6 ou 8, posições que não me são estranhas de todo, mas sinto que como lateral posso ir mais longe, devido à falta de esquerdinos que afecta o nosso futebol nos dias que correm.

João: Como foi a tua relação com o restante plantel? Como é que funcionaram enquanto grupo, especialmente nos momentos mais difíceis?

Tiago: A minha relação com o restante plantel foi excelente. Encontrei aqui um grupo de jogadores muito ambiciosos tendo feito muitas amizades que levo para a vida. Sei que por vezes torna-se complicado lidar comigo, sou um bocado chato (gargalhada) mas sempre tiveram muita paciência para comigo. Foi um grupo em que a boa disposição e o bom ambiente nunca nos faltou. Enquanto grupo tivemos momentos altos e baixos, como é normal. Mas foi nesses momentos que conseguimos resolver todos os problemas e unirmo-nos para conseguirmos os nossos objetivos.

João: E o staff, de que maneira ajudaram no teu trabalho? De que maneira a experiência de um ex-internacional Português (mister Luís Andrade) ajudou no teu crescimento enquanto jogador e enquanto pessoa?

Tiago: Gostaria primeiro que tudo agradecer ao Sr António Sousa, por toda a dedicação e por tudo o que fez e faz pelo nosso clube. Foi uma peça fundamental no nosso sucesso. É, sem dúvida, um grande Odivelense.

Agradecer também ao nosso presidente Sr Luis Batista pela confiança depositada em mim, não só por esta época, mas também por me ter dado a oportunidade de me ter estreado na 3ª divisão nacional, ainda com idade de júnior.

Um agradecimento especial ao Sr Enfermeiro Jaime, outro grande Odivelense, por tudo o que fez por nós esta época, em particular quando me ajudou e recuperou quando enfrentei uma lesão.

Em relação à equipa técnica, sempre souberam como me motivar, incentivando-me mesmo quando as coisas não corriam bem. Foram ao longo da época sempre dedicados a este grupo de trabalho.

É gratificante ter trabalhado com dois ex jogadores (mister Andrade e mister Fragata) que me puderam ajudar a crescer como jogador e como pessoa, sabendo eu que por vezes é difícil trabalhar com um jogador como eu (risos) e em relação a isso um especial agradecimento à equipa técnica por ter sabido como me “picar” de forma a que eu pudesse render sempre mais.

João: Chegou ao fim a época 2013/2014, onde conseguiram a subida à Divisão de Honra da AFL. Que balanço fazes desta época com o símbolo do Odivelas SAD ao peito?

Tiago: Foi uma época muito boa da nossa parte. Com muitas dificuldades, por diversos fatores, fomos um grupo de guerreiros e cumprimos o nosso objetivo que passava pela subida à divisão de Honra. Mas, muito sinceramente, é uma época que termina com um sabor algo amargo, apesar de termos cumprido o nosso objetivo, queríamos mais. O grupo era muito ambicioso e queríamos o título. Lutámos para isso, estivemos muito perto de chegarmos à final, mas infelizmente não o conseguimos.

João: Por esta altura, já deves a estar certamente a preparar a próxima época. Vais continuar no Odivelas SAD, tens propostas para sair…? Podes nos adiantar alguma coisa em relação a isso?

Tiago: Existem algumas propostas, sim. No entanto o que posso adiantar é que o meu desejo e a minha vontade são continuar a representar este grande clube e ajudar a colocá-lo no campeonato que merece.

João: Que mensagem queres deixar a todos os Odivelenses (colegas, staff, adeptos…)?

Tiago: Aos meus colegas e equipa técnica quero agradecer por tudo o que fizeram por mim esta época, todos os conselhos que me deram onde me ajudaram a evoluir como jogador e como pessoa e quero desejar a todos eles a maior sorte do mundo, quer continuem no clube, quer partam para novas casas. Foi um prazer ter trabalhado com todos eles.

Aos adeptos, pais e familiares, quero primeiro que tudo agradecer todo o apoio que nos deram ao longo da época, porque nos apoiaram do início ao fim. E quero deixar uma mensagem a todos os odivelenses: juntos, iremos colocar de novo o Odivelas SAD no lugar e no campeonato em que merece estar!

Reportagem efetuada por João Santos.

A equipa do odivelasfc.com agradece a sua disponibilidade para esta entrevista, e deseja-lhe muitas felicidades e sucesso para o seu futuro..